Baseada na cidade de Curitiba, no Paraná, a Alpes Automação é formada por profissionais talentosos e experientes, que desde o início dos anos 2000 se dedicam profissionalmente ao mercado de automação, fornecendo aos seus clientes produtos de automação e controle.

Conheça

Contatos

R. Cidade de Timbó, 11 Cidade Industrial de Curitiba – CEP 81250-330 Curitiba – Paraná – Brasil

(41) 3245-3454

// DYNAPAR-HENGSTLER

Encoders para todos os tipos de aplicações

Encoders são sensores para medição de velocidade em eixos rotativos. Eles são classificados por sua tecnologia e a Alpes Automação dispõe de todas, distribuindo os Encoders Dynapar e Hengstler no Brasil. 

Esteja você está procurando um encoder para aplicação nova, reposição, recursos técnicos específicos ou inclusive encoders de outras marcas, não deixe entrar em contato com a Alpes, pois teremos opções de excelente custo benefício para lhe apresentar.

dynapar
hengstler

Utilize o menu para localizar seu produto ou faça uma busca através da caixa de pesquisa.

// Prático e Confiável

Encoders Incrementais

A eficiência no desenvolvimento dos processos da sua empresa é de extrema importância para a sua equipe, por esse motivo trabalhamos incansavelmente, buscando sempre meios de otimizar a produção. Com a evolução diária das operações industriais a automatização dos processos é a melhor forma de conseguir um funcionamento uniforme e eficiente, e para garantir que esse benefício chegue na sua empresa, é preciso ter atenção aos equipamentos.

A aplicação dos materiais corretos evita falhas e não deixa sua empresa perder tempo, mantendo a operação confiável e evitando prejuízos. Os Encoders Incrementais tem aceitação crescente, pois o equipamento, além de sua utilidade tão valiosa na indústria e no agronegócio, é robusto e simples, contando com poucos sensores envolvidos no sistema e com baixo custo. Operando sempre integrado a outro equipamento no monitoramento dos processos, o sensor precisa da complementação de um dispositivo de referência que possa receber e trabalhar com a informação gerada.

b58n-encoder-incremental-dynapar-alpes-parana

Encoder B58N

Principal encoder incremental do mercado, o B58N é fabricado no Brasil e oferece alta robustez em um projeto compacto e muito flexível. Reunindo várias opções de construção mecânica, é oferecido nas versões eixo sólido, eixo vazado, eixo passante ou eixo expansivo, além de contar com uma variedade de flanges e suportes de fixação.

hs35n-encoder-incremental-dynapar-alpes-parana

Encoder HS35N

Produzido no Brasil, o Encoder Industrial HS35N tipo Hollow Shaft é um equipamento robusto com grau de proteção IP65. Foi projetado com design exclusivo para fácil instalação em motores ou eixos de máquinas. Possui resolução de 1 à 5000 PPR e conta com um disco inquebrável de até 5000 PPR. A fixação segue o padrão para encoders IEC.

b40-encoder-incremental-dynapar-alpes-parana-300x225

Encoder B40

O encoder miniatura incremental B40 é um sensor compacto e muito flexível, dedicado a aplicações leves e onde o requisito de espaço é crítico. Até 5000RPM, IP54, eixos sólido 6 mm, 8 mm, hubshaft 6 mm, 8 mm, 10 mm.

agbr-encoder-incremental-dynapar-alpes-parana-300x297

Encoder AGBR

Sensor de Taxa Variável Agrícola, o Encoder AGBR, combinadas a reconhecida experiência da Dynapar em oferecer encoders incrementais e absolutos. Exclusiva tecnologia magnética para fornecer feedback de alta precisão em sistemas agrícolas, oferecendo uniformidade na distribuição de sementes, fertilizantes ou qualquer outro insumo agrícola ao gerar um sinal preciso em aplicações de taxa variável, característica mais importante na Agricultura de Precisão.

hs35r-encoder-incremental-dynapar-alpes-parana-300x225

Encoder HS35R

O encoder HS35R tem sensor óptico de tecnologia avançada, envolto em um invólucro mecânico robusto para suportar choques de até 400G. Feedback confiável e disco inquebrável de até 5000 PPR. Qualidade que vita paradas não programadas e aumenta a produtividade em campo.

// Mais precisão PARA seus equipamentos

Encoders Absolutos

Em encoders rotativos absolutos um valor de posição codificado é atribuído a cada posição angular para registrar a posição absoluta. A posição de liberação está disponível mesmo após o encoder ter sido desenergizado. O cuidado com a precisão das atividades realizadas na sua empresa é uma preocupação constante da equipe, que está sempre buscando formas de otimizar o funcionamento dos equipamentos, tornando mais confiáveis e seguros os dados de controle.

Com a tecnologia de aplicação industrial evoluindo cada vez mais rápido, você não pode deixar de pensar na modernização dos seus meios de produção, pois constantemente surgem excelentes soluções para a redução de custos e agilidade nos processos. Para garantir esses resultados na sua empresa, a utilização de equipamentos de alto desempenho é essencial, sendo a aplicação do Encoder Absoluto com certeza uma atualização indispensável para aumentar a performance da sua produção.

 

ac58-encoder-absoluto-hengstler-alpes-parana

Encoder AI25 EtherNet/IP

O encoder AI25 EtherNet/IP da Dynapar leva suas redes industriais ao próximo nível, fornecendo estabilidade e robustez exigidas por suas operações. Minimiza as incertezas da integração de redes diferentes na arquitetura segura amplamente suportada. Se a mitigação de risco, a redução de custos e a interoperabilidade são de primordial importância, o encoder EtherNet/IP da Dynapar o ajudará nessa jornada.

ac58-hengstler-alpes

Encoder AC58

AC58 combina uma série de encoders rotativos absolutos com versões singleturn e multiturn, esses encoders conseguem uma resolução de até 34 bits. Além das conexões por SSI / BiSS, muitas outras interfaces, como BiSS/SSI, CANopen, CANLayer2, Profibus, DeviceNet, Interbus, Paralelo, SSI + incremental, SSI programável, SUCOnet e EtherCAT estão disponíveis.

// MAIS VENDIDOS

Encoders Senoidais

Encoders senoidais fornecem informações de posição e direção como ondas senoidais analógicas de 1V pico a pico (1 Vpp) – normalmente denominadas “A” e “B” – em quadratura. Essa diferença em relação aos incrementais na forma de onda de saída permite que os encoders senoidais forneçam resolução significativamente mais alta do que os encoders incrementais podem alcançar.

s21-encoder-senoidal-hengstler-alpes-parana

Encoder S21

O Hengstler S21 É um encoder senoidal de montagem flexível desenvolvido especialmente para ser usado em servo-motores sem escovas em aplicações. Elevado grau de segurança contra falhas, através da redução do número de componentes individuais.

b58s-encoder-senoidal-seno-cosseno-dynapar-alpes-parana

Encoder B58S

Produzido no Brasil, o encoder senoidal (seno/consseno) série B58S é um sensor robusto, compacto e muito flexível. Reunindo várias opções de construção mecânica, é oferecido nas versões eixo vazado ou expansivo, além de contar com uma variedade de flanges e suportes.

// MAIS VENDIDOS

Acessórios para Encoders

cabo-para-encoder-alpes-parana

Cabo para Encoder

Cabo para encoders incrementais de qualquer marca, para ser utilizado para comunicação e alimentação. É constituído por uma corda flexível de cobre, com isolamento constituído por uma camada extrudada em PVC 70°C.

// SERÁ UM PRAZER FALAR COM VOCÊ

Entre em Contato com a Alpes Automação

FORMULÁRIO DE CONTATO

Utilize o formulário abaixo para enviar uma mensagem.

WHATSAPP

Atendimento ágil pelo app, com a facilidade de compartilhar imagens e som no 41 98440-4804.

TELEFONE

Vamos adorar responder a todas suas perguntas pelo telefone 41 3245-3454.

E-MAIL

Recebemos suas solicitações por e-mail no endereço [email protected]

// especialistas em ENCODERS

Mais informações sobre Encoders

Encoders são normalmente classificados por seu tipo de tecnologia. Podem ser incrementais, absolutos ou senoidais, e têm várias aplicações de automação industrial. São utilizados para medição comprimento, posição, velocidade e ângulo convertendo movimentos mecânicos em sinais elétricos. Encoders funcionam medindo ângulos usando o número de pulsos por volta.

Encoders rotativos são dispositivos eletromecânicos complexos que possuem componentes eletrônicos complexos e peças móveis. Para garantir a confiabilidade esperada dos processos industriais e de manufatura, os encoders precisam ser projetados para durar e devem ser construídos com componentes e materiais de longa duração. Devido às variações quase infinitas de encoders, os processos de fabricação de pequenos lotes de encoders são inerentemente caros.

As aplicações industriais geralmente envolvem condições ambientais desafiadoras, que muitos dispositivos de medição sensíveis não são projetados para lidar.  Sensores de feedback de posição e deslocamento, como encoders rotativos, são um exemplo, pois seu design eletromecânico com peças móveis os torna particularmente vulneráveis. 

Entenda porque é essencial ter Encoder Incremental em suas aplicações

Os Encoders Incrementais são excelentes para solucionar situações diversas, pois foram desenvolvidos para dar um feedback de posicionamento, velocidade e distância, além de serem muito utilizados no acompanhamento de velocidade de motores.

Funcionando através da conexão de seu eixo ao equipamento que será monitorado, o Encoder tem em seu interior, um disco vazado e um sensor de movimento, através do qual pode assimilar as mudanças de posição. A transmissão da informação é feita por um pulso enviado a cada rotação completa do eixo, possibilitando assim a leitura da velocidade ou o controle de posição de esteiras rolantes de linha industrial.

Conheça as melhores categorias para aplicações de Encoder Incremental

Os encoders incrementais foram desenvolvidos para atuar em funções de controle simples, mas com confiabilidade enorme, destacando seu pleno funcionamento dentro de situações onde outros equipamentos facilmente apresentariam falhas.

Aplicados em pontes rolantes, monitoramento de abertura de portas, rotação de motores, tem ampla atuação, fornecendo uma forma prática de diminuir a necessidade de ocupação humana nas linhas de produção.

  • Serviço leve Servo (Light duty Servo) – Sua aplicação é ideal em serviços mais leves, como atividade robótica, eletrônica e semicondutores, funcionando em ambientes controlados e com alta pressão.
  • Aplicação Industrial (Industrial-duty) – Usado em ambientes industriais gerais, porém sem exigências específicas, com classificação IP padrão, onde tem incidência moderada de choques, vibrações e temperatura. Esse modelo é comumente utilizado em fábricas de bebidas e alimentos, têxtil, onde a automatização precisa ter eficiência mas a exigência de resistência aos equipamentos não é levada ao máximo. 
  • Serviço pesado (Heavy-duty) – O uso em ambientes pesados exige muito mais do Encoder e suas características precisam atender a exigências mais elaboradas.

Ambientes onde existem contaminantes que podem penetrar em seus componentes, como umidade ou partículas, podem comprometer seu funcionamento e causar prejuízos para sua empresa. A exigência física também é uma preocupação, onde o choque ou vibração não podem influenciar na leitura do equipamento gerando uma falha. Esse perfil é encontrado em indústrias de papel, celulose, aço e madeira e o uso de um encoder incremental de qualidade superior pode ser a solução que você busca.

Diferencial de um Encoder Absoluto

A leitura de um Encoder Absoluto é diferenciada, além da quantidade de voltas do eixo, tem a possibilidade de saber o ângulo exato da rotação em relação ao dispositivo, isso garante que mais implementações possam ser feitas e em caso de paralisação da produção, sua retomada seja mais rápida.

Como exemplo de sua precisão e funcionalidade, os sensores podem, em uma volta de eixo, fornecer mais de 4 milhões de contagens a uma precisão de trinta e seis arcos-segundo. Com o diferencial de precisão, os Encoders Absolutos estão adquirindo grande aplicação em operações robóticas, controlando braços e AGVs.

Recuperação em caso de quedas de energia

Os Encoders Absolutos tem grande vantagem, pois conseguem armazenar a posição específica, mesmo em caso de quedas de energia, agilizando o processo de reinicialização do equipamento.

Essa função também tem grande valor evitando a perda de materiais que dependem da continuidade do processo do ponto exato onde foi paralisado, garantindo a redução de prejuízos e diminuindo o tempo de reinicialização.

Preço de um Encoder Absoluto

O valor de um Encoder Absoluto é altamente influenciado por sua resolução e entender a aplicação ideal para seu caso faz seu orçamento mais preciso. As configurações do equipamentos como, sistema Single-turn ou Multi-turn, a mecânica de acoplagem, o tipo de eixo ou a quantidade de bits, são fatores que agem diretamente sobre seu investimento. 

Nós trabalhamos com o produto sob medida para a sua necessidade. Então para que você tenha essa tecnologia na sua empresa, mas não sabe por onde começar, entre em contato com a equipe técnica da Alpes Automação.

Tipos de Encoder Absoluto

  • Encoder Absoluto Óptico

Cada tipo de Encoder tem uma aplicação adequada, sendo desenvolvidos equipamentos para atender as mais variadas situações.

O Encoder Absoluto Óptico tem seu funcionamento através de luz, que ao ser emitida por um Led, passa por um disco rotativo com recortes ligado ao seu eixo e chega ao sensor, gerando um padrão binário, sua leitura codificada é emitida para os equipamentos de verificação e controladores.

  • Encoder Absoluto Magnético

    Buscando maior aplicabilidade, temos o Encoder Absoluto Magnético, funcionando através de sensores magnéticos e ímãs que fazem a leitura da posição do eixo interligado ao equipamento assistido.

    Os dispositivos deste perfil são mais robustos e seu uso é mais frequente em condições adversas, com poeira, umidade e vibração, ambientes nos quais outros equipamentos apresentariam uma redução significativa no desempenho.

 

Diferenças entre Encoder Single-turn e Multi-turn

Os Encoders Absolutos podem ser encontrados em dois tipos, sendo suas aplicações diferentes para condições de maior ou menor complexidade. Os Encoders Single-turn contam as voltas simples, marcando o curso parcial, integral ou o ponto de 360 graus para o acionamento da função a partir de um único disco.

Este tipo pode ser encontrado a exemplo em abertura de portas, informando seu grau de abertura e controlando a passagem do material. O Multi-turn trabalha com maior complexidade, contendo dois discos, um para posição e monitoração de uma volta e outro para a quantidade de voltas, realizando funções simultâneas.

Encontre o Encoder que você precisa na Alpes Automação

A Alpes Automação trabalha com a mais avançada tecnologia em Encoders presente no mercado, fornecendo com agilidade a melhor qualidade para ser aplicada em sua empresa. Exigimos de nossos parceiros o mais elevado nível de produtos e de nossos colaboradores a excelência no atendimento e no conhecimento para poder solucionar suas dúvidas de imediato.

Nosso vasto conhecimento é necessário para orientar-lhe sobre o produto certo a ser aplicado na sua necessidade. Entre em contato, pois ficaremos satisfeitos em esclarecer todas as suas dúvidas.

A Alpes Automação é fornecedora de soluções de automação para a Indústria e Agronegócio. Com o princípio orientador da Alpes Automação é “Ajudar a Escolher e Usar”, expandimos a cada ano nossa  capilaridade atendendo com Encoders Incrementais e Absolutos a partir de nossa sede em Curitiba todo o estado Paraná (como as regiões de Foz do Iguaçú, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa, Maringá, Londrina) e estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás. Trabalhamos esse fundamento todos os dias no relacionamento com os clientes e acreditamos que esse tem sido um dos principais pilares de nosso crescimento. Entre em contato, estamos determinados a garantir que nossos tenham as soluções mais eficientes técnica e comercialmente em suas aplicações.

Está com alguma dúvida? Procura outros produtos?

Precisa de algum suporte para sua aplicação?

FALAR COM A ALPES É A MELHOR OPÇÃO